Festas e Turismos

Centro Dannemann

A 20 metros de La Buena Vida encontra-se o Centro Dannemann, sede da Bienal de Arte do Recôncavo, e sua fábrica e loja de charutos.

Castro Alves

Mais alguns quilômetros, chega-se à casa onde morou o libertário poeta Castro Alves (famoso pelo poema Navio Negreiro), nascido na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal, situado num prédio do século XIX também merece ser visitado. Lá dentro você encontrará pontos de venda de carnes e farinhas, além de barbearia e artesanias.

Feira de Animais

O Mercado Municipal, situado num prédio do século XIX também merece ser visitado. Lá dentro você encontrará pontos de venda de carnes e farinhas, além de barbearia e artesanias.

Ponte Dom Pedro II

Para chegar na cidade de Cachoeira, basta transpor os 365m da imperial ponte D. Pedro II, inaugurada em 7 de julho de 1865, com sua estrutura composta de ferro e lastros de madeira importados da Inglaterra. De fundamental importância para a economia baiana no século XIX, foi uma das maiores obras de engenharia da América do Sul na época. A ponte é também um dos cartões postais da região e fonte inspiradora de muitas logomarcas, como por exemplo a do festival de documentários Cachoeira Doc que acontece todo ano no mês de setembro.

Hansen Bahia

E se tiver disposição para subir uma ladeira pelo antigo Caminho Real, visite a residência e oficina onde o falecido artista plástico alemão Hansen Bahia

Casa da Cultura

Um lugar que merece ser visitado é a Casa de Cultura Américo Simas. Atualmente a Casa de Cultura sedia o Festival de Filarmônicas do Recôncavo anualmente.

Arquivo Municipal

Se quiser saber mais sobre a história de São Félix, entre no Arquivo Municipal da cidade. Você será muito bem recepcionado por Oséas de Souza, um profundo conhecedor.

Rio Paraguaçu

O Rio Paraguaçu em si mesmo uma fonte de tranquilidade, onde se espelham as imagens das cidades de São Félix e Cachoeira, como um convite a se fundirem numa só. Vale a pena conhecê-lo melhor.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, que leva o nome da santa padroeira do município, data do século XVII. A riqueza de seu interior, com imagens, telas, alfaias, sacrário de prata e paneis de azulejos recentemente restaurado fazem dela uma visita obrigatória. Desde suas torres piramidais, também revestidas de azulejo, é possível apreciar a vista de quase toda a cidade de Cachoeira e parte de São Félix. A mais antiga da cidade é a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, construída em 1687.

Museu Regional da Cachoeira​

O Museu Regional da Cachoeira localizada na mansão colonial do século XVIII. Seu acervo é composto por mobiliário colonial, uma parte trazida do Rio de Janeiro e outra parte doada pelos moradores de Cachoeira, além de registros fotográficos e edições da primeira metade do século XX dos principais jornais do estado da Bahia. Além de Museu, serve como sede regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Festas da cidade

Festa do Divino (maio).

Festa de São João/Feira do Porto (21 a 25 de junho).

Data Magna (25 de junho) – Cachoeira como Capital do Estado da Bahia.

Festa de Nossa Senhora da Boa Morte (1ª quinzena de agosto).

Festa de São Cosme e Damião (27 de setembro).

Festa de Nossa Senhora do Rosário (1ª quinzena de outubro).

Festa de Nossa Senhora D’Ajuda (1ª quinzena de novembro).

Festa de Santa Cecília (2ª quinzena de novembro).

Festa de Santa Bárbara (4 de dezembro).

La Buena Vida – Rua 20 de dezembro, nº 20, São Félix – BA, Brasil

×